CTE DIGITAL EM AÇÃO: PRODUÇÃO AUDIOVISUAL E BOAS PRÁTICAS turma T1
Apresentação
É fundamental que os docentes adquiram competências que lhes permitam explorar o potencial do CTE Digital (Centro Tecnológico Especializado Digital). Esta ação de formação reforça as competências técnicas dos docentes e promove a integração de metodologias inovadoras no ensino, através da utilização qualificada dos equipamentos e espaços disponíveis. Alinha-se com o plano de atividades do AEJD (Agrupamento de Escolas João de Deus em Faro), ao valorizar práticas pedagógicas mais criativas e eficazes, potenciando aprendizagens significativas e o desenvolvimento de competências essenciais nos alunos.
Destinatários
Professores do Grupo 550
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 550. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Esta ação de formação pretende capacitar os utilizadores finais (docentes) para a operação eficaz, segura e autónoma de todos os equipamentos fornecidos, assegurando a maximização do seu potencial e a longevidade dos sistemas instalados. Pretende-se que utilizem o estúdio de vídeo e de gravação áudio com segurança, competência técnica e abordagem pedagógica. São objetivos específicos: Familiarizar os docentes com os equipamentos disponíveis nos CTE Digital, compreendendo a sua funcionalidade e potencialidades. Identificar e aplicar as regras de segurança na utilização dos estúdios de vídeo e áudio. Promover boas práticas de utilização técnica e pedagógica dos recursos audiovisuais. Desenvolver competências práticas de gravação em diferentes formatos (entrevista, exposição de conteúdos, tutorial). Executar produções audiovisuais com recurso a realização multicâmera. Utilizar de forma autónoma os equipamentos de transmissão em streaming. Produzir, gravar e editar conteúdos sonoros de forma eficaz.
Conteúdos
Apresentação e manuseamento de equipamentos CTE Digital; normas de segurança; boas práticas técnicas e pedagógicas; gravação de entrevistas, tutoriais e conteúdos; realização multicâmara; streaming; gravação e edição de áudio. Divididos por áreas técnicas, com sessões práticas e teóricas: A. Vídeo Profissional Introdução ao sistema de câmaras e régie Operação de câmaras (incluindo menus, exposição, foco, formatos) Controlo de imagem (CCU, correção de cor ao vivo) Utilização da régie de vídeo (mistura, transições, sobreposição de gráficos) Gravação e streaming B. Áudio Funcionamento de microfones e captação sonora Mesa de mistura: routing, equalização, compressão Técnicas de gravação e mistura ao vivo Interligação com sistema de vídeo C. Iluminação para Estúdio Fundamentos de iluminação para vídeo e fotografia Configuração e controlo de projetores LED Criação de ambientes e cenas de luz para diferentes tipos de gravação D. Fotografia Operação de câmaras fotográficas DSLR/mirrorless Objetivas, modos de exposição, balanço de brancos Iluminação em estúdio para fotografia
Metodologias
Presencial: Metodologias da ação Presencial As sessões presenciais destinam-se à exploração do equipamento do CTE Digital e à reflexão sobre a articulação entre as diferentes áreas de competência, promovendo uma abordagem integrada. Incluem a realização de atividades práticas de partilha e experimentação, num ambiente colaborativo que favorece a cooperação, a troca de experiências e a construção conjunta do conhecimento. Pretende-se a realização de sessões práticas com o equipamento real instalado, nomeadamente: Gravação das sessões remotas para consulta futura; Exercícios e simulações de produção em estúdio; Sessão final de esclarecimento de dúvidas e boas práticas. Trabalho Autónomo: O trabalho autónomo visa a consolidação dos conteúdos abordados nas sessões presenciais, privilegiando a experimentação prática e a aplicação das aprendizagens em contextos reais de ensino. Inclui a exploração individual do equipamento do CTE Digital, a realização de tarefas propostas pelos formadores, a pesquisa e seleção de recursos digitais e a elaboração de materiais pedagógicos que promovam a integração das tecnologias nas diferentes áreas de competência. Este trabalho incentiva ainda a autorregulação, a reflexão crítica e a partilha de experiências em ambiente colaborativo.
Avaliação
Para além do cumprimento das disposições legais em vigor, a avaliação dos formandos será realizada de acordo com as Cartas Circulares n.º 3/2007 e n.º 1/2008 do CCPFC, sendo formalizada numa escala de 1 a 10 valores. Serão considerados critérios como: assiduidade, participação nas sessões, realização das tarefas propostas, qualidade das produções individuais e/ou em grupo e a capacidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. A aprovação na ação depende da obtenção de uma classificação mínima de 5 valores e da frequência de, pelo menos, 2/3 do total de horas da formação.
Bibliografia
1. Direção-Geral da Educação (2021). Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE). Lisboa: Ministério da Educação. [Disponível em: https://padde.dge.mec.pt]2. European Commission (2020). Digital Education Action Plan (20212027): Resetting education and training for the digital age. Brussels: European Union.3. Redecker, C., & Punie, Y. (2017). European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Luxembourg: Publications Office of the European Union4. Prensky, M. (2010). Teaching Digital Natives: Partnering for Real Learning. Thousand Oaks, CA: Corwin Press.5. Selwyn, N. (2016). Education and Technology: Key Issues and Debates. 2ª edição. London: Bloomsbury Academic.
Observações
05/01 (18h30 às 21h30) 06/01 (18h30 às 21h30) 07/01 (18h30 às 21h30) 08/01 (18h30 às 21h30) 09/01 (18h30 às 21h30) 12/01 (18h30 às 21h30) 13/01 (18h30 às 21h30) 14/01 (17h30 às 21h30)
Formador
Maria João de Magalhães Seruca de Oliveira