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EBOOKS/MANUAIS/REFERENCIAIS
Congresso CFAE 5,e 7 de outubro de 2023
O MENINO QUE NÃO GOSTAVA DA ESCOLA (ACASO)
Manual 2º ciclo programa paisagem e arquitetura sustentável
Avaliação Desempenho Docente
REQUERIMENTO PARA OBSERVAÇÃO DE AULAS
ANEXO I - Despacho 13981_2012
ANEXO II - Despacho 13981_2012
ANEXO III - Parâmetros científicos e pedagógicos e níveis de desempenho
CRONOGRAMA DOS PROCEDIMENTOS 2023-2024
DOCUMENTO DE FUNDAMENTAÇÃO DAS DECISÕES DE PRÉ-OBSERVAÇÃO - PLANO DE AULA
Parecer do avaliador externo sobre o relatório de auto-avaliação
Ata Articulação entre A.E. e A.I. para articular o resultado final de avaliação da dimensão científica e padagógica
Descritores de apoio ao Guião de observação da dimensão científica e pedagógica
Decreto-Lei 32-A de 8 de maio
MECANISMOS DE ACELERAÇÃO DE PROGRESSÃO NA CARREIRA DECRETO-LEI N.º 74/2023, DE 25 DE AGOSTO
FAQs MECANISMOS DE ACELERAÇÃO DE PROGRESSÃO NA CARREIRA DECRETO-LEI N.º 74/2023, DE 25 DE AGOSTO
NOTA INFORMATIVA PROCEDIMENTOS DE REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA - 2022 PORTARIA N.º 119/2018, DE 4 DE MAIO
PERGUNTAS FREQUENTES PORTARIA N.º 119/2018, DE 4 DE MAIO REPOSICIONAMENTO DOS DOCENTES – 2022
Despacho n.º 13981/2012
Decreto Regulamentar n.º 26-2012
Despacho normativo 24-2012, que regulamenta o processo de constituição e funcionamento da bolsa de avaliadores externos
ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
DOCUMENTOS DE SUPORTE - AVALIAÇÃO
Ebook - Avaliar para melhorar as aprendizagens
Folha - Avaliação formativa
Folha - Avaliação sumativa
Folha - Critérios de Avaliação
Texto de Apoio Critérios de Avaliação
Folha - Feedback
Folha - Rubricas
Folha - Avaliação Formativa Digital
Texto de Apoio - Práticas de avaliação formativa em contextos de aprendizagem e ensino a distância
Folha - Diversificação dos processos de avaliação - fundamentos
Folha - Diversificação dos processos de avaliação - dois exemplos
Folha - Participação dos alunos nos processos de avaliação
Relatório - Para uma Avaliação Pedagógica: dinâmicas e processos de formação no Projeto MAIA ( 2019-2020)
Folha- Avaliação Pedagógica, Classificação e notas: Perspetivas Contemporâneas
Folha - Para uma iniciação às Práticas de Classificação através das Rubricas
Folha- Aprender melhor com políticas de classificação mais transparentes e consistentes
Folha - Para uma abordagem pedagógica dos testes
Folha - Critérios de Avaliação: Questões de operacionalização
Folha- Autoavaliação
T e x t o d e A p o i o 1 Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do Projeto MAIA
T e x t o d e A p o i o 2 Para uma Inserção Pedagógica dos Critérios de Avaliação
T e x t o d e A p o i o 3 Para a Conceção e Elaboração do Projeto de Intervenção no Âmbito do Projeto MAIA
T e x t o d e A p o i o 5 Práticas de avaliação formativa em contextos de aprendizagem e ensino a distância
T e x t o d e A p o i o 6 Enquadramento da Avaliação Pedagógica: Cursos Artísticos Especializados de Nível Secundário e Cursos Profissionais
Texto de Apoio 7 Avaliação referida a critérios: perspetivas de conceção e utilização
Texto de Apoio 8 A classificação ao serviço da melhoria das aprendizagens – contributos da investigação
Avaliação Pedagógica - referencial de autoavaliação
Documentos estruturantes
Plano de ação 2017-2018
Plano de formação 2018/2020
Plano de atividades 2019/2020
Listagens ações de formação 21/22
Plano de ação 21/22
Interpretação da Avaliação da Mobilização das Aprendizagens em Contexto Profissional nas Escolas Associadas 21/22 Av. intermédia (documento de trabalho)
Regulamento Interno
Relatórios
Relatório de execução 2015/2016 e 2016/2017
Perspectiva das Escolas-Impacto da Formação 2017/2018
Relatório de execução de 2018-2019
Relatório de execução 2019-2020
Interpretação da Avaliação da Mobilização das Aprendizagens em Contexto Profissional nas Escolas Associadas 20/21
Interpretação da Avaliação da Mobilização das Aprendizagens em Contexto Profissional nas Escolas Associadas 22/23
Relatório da Formação Contínua 2021/2022
Carta Circular CCPFC - 1/2023 junho de 2023 - Alteração do regulamento de acreditação de formador e respetivas áreas e domínios de qualificação
Áreas e Domínios de Formação Contínua
REGULAMENTO DE ACREDITAÇÃO DE FORMADORES
Ações de curta duração - Condições de Reconhecimento
Despacho n.º 5741/2015 - Fixa o processo de reconhecimento e certificação das ações de formação de curta duração
Despacho n.º 4595/2015 - Estabelece o processo de avaliação, certificação e reconhecimento da formação acreditada
Decreto-Lei n.º 127/2015 - Competências e condições aos Centros de Formação de Associação de Escolas -
Despacho n.º779/2019 - Define as prioridades de formação contínua dos docentes
Despacho n.º 6851-A/2019 - Procede à alteração do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro de 2019.
Despacho n.º 2053/2021 -Procede à segunda alteração do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro
Despacho n.º 4840/2023 - Procede à terceira alteração do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro
Decreto-Lei n.º 22/2014 - Estabelece o regime jurídico da formação contínua de professores
Despacho n.º 5418/2015 - Estabelece a correspondência entre as áreas de formação previstas no Decreto -Lei n.º 22/2014
Modelo de Acreditação de formação - modalidade Curso
Modelo de Acreditação de formação - modalidade Oficina
Progama Temático - ACD
Portaria n.º 345/2008 de 30 de Abril
PLANO DE TRANSIÇÃO DIGITAL
Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020
Sumário dos An2 das Oficinas de Formação
Nível de competências digitais
Lei 27 / 2021 - Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital
DigCompEdu - Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores
DigCompOrg - Quadro Europeu de Competência Digital para Organizações
CCPFC
Carta Circular CCPFC 1/2019 - Ajustamento de critérios de acreditação de formação contínua na dimensão científica e pedagógica
Carta Circular CCPFC 2/2019 - Ajustamento na plataforma e-processos
Carta Circular CCPFC 3/2019 - Regulamentação do despacho 779/2019
Carta Circular CCPFC 4/2019 - Esclarecimentos sobre ações de formação referentes à componente de Cidadania e Desenvolvimento
Carta Circular CCPFC 5/2019 - Esclarecimento sobre a acreditação de ações de formação relacionadas com o DL54/2018
Carta Circular CCPFC -3/2020 Prorrogação do prazo estabelecido na carta circular CCPFC - 1/2O2O
Regulamento de Modalidades de Formação
Regulamento de Acreditação de Formadores
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
Orientações pedagógicas para creche
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E MUDANÇA EDUCATIVA
Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores
Promoção de Mudanças na Aprendizagem O caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI
Referencial para a Inovação Pedagógica nas Escolas
Publicação DICA 2023
ESTUDOS E RELATÓRIOS
Referencial de Educação para os Media
Estado da Educação 2022
Relatório de Atividades do Conselho Nacional de Educação relativo ao ano de 2022 (versão resumida)
Currículos de IA para a educação básica
Regulamento dos Serviços Digitais (Digital Services Act - DSA) em síntese Medidas para proteger as crianças e os jovens em linha
Laboratórios de Educação Digital
Orientação para a regulamentação do uso de telefones celulares e outros dispositivos móveis em estabelecimentos educacional
COMPETÊNCIAS DIGITAIS: DESENVOLVIMENTO E IMPACTO NA EDUCAÇÃO ATUAL
Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO, ROBÓTICA E AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES E PROFESSORES
ÁREAS DE AÇÃO ESTRATÉGICA DAS ESCOLAS ESSENCIAIS PARA A RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO ÂMBITO DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOCIAL E COMUNITÁRIO
DESENHO DE UM SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO REGIME JURÍDICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PORTUGAL
Diversidade/ Equidade/Inclusão
Promover a inclusão e o sucesso educativo das comunidades ciganas
INCLUSÃO DE ALUNOS MIGRANTES EM MEIO EDUCATIVO
Indicadores das Desigualdades Sociais
UNICEF O NÃO REGRESSO À ESCOLA CHEGOU. Saúde Mental – a escola como lugar seguro
GUIA SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL : UMA ESCOLA COM FUTURO
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM PORTUGAL
RELATÓRIO DA COMISSÃO INTERNACIONAL SOBRE OS FUTUROS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E SUSTENTABILIDADE orientações para estratégias de educação ambiental através das artes
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