DO ENSINO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO AO ENSINO PROFISSIONAL: ADAPTAÇÕES DO DOCENTE QUANTO ÀS METODOLOGIAS DE ENSINO E PROCESSO DE AVALIAÇÃO turma T1
Apresentação
A crescente valorização do Ensino Profissional no sistema educativo português exige uma transformação profunda nas práticas pedagógicas e avaliativas dos docentes que nele atuam ou que transitaram de percursos científico-humanísticos. Esta mudança não se limita a uma alteração de conteúdos ou metodologias, implica, sobretudo, uma nova abordagem centrada no desenvolvimento de competências, na ligação com o mundo do trabalho e na construção de percursos formativos mais contextualizados e aplicados. Esta ACD surge, assim, como uma resposta formativa pertinente e oportuna aos desafios atuais enfrentados pelos professores. A passagem de um modelo predominantemente teórico e disciplinar para um modelo mais prático, integrado e centrado no aluno exige uma reflexão crítica sobre o papel do docente, bem como o desenvolvimento de novas competências pedagógicas e avaliativas. Ao promover a compreensão das especificidades estruturais, curriculares e pedagógicas do Ensino Profissional, este curso pretende apoiar os docentes na sua adaptação metodológica, através da exploração de metodologias ativas, ensino por competências e estratégias de avaliação diferenciadas. Para além disso, a formação valoriza a partilha de boas práticas e a articulação com contextos reais de trabalho, fundamentais para uma formação de qualidade e alinhada com as exigências do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Neste contexto, o curso contribui para a valorização e eficácia da prática docente, promovendo uma abordagem educativa mais flexível, inovadora e significativa para os alunos do Ensino Profissional.
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.
Objetivos
OBJETIVOS GERAIS: Refletir sobre as diferenças estruturais, pedagógicas e curriculares entre o ensino científico-humanístico e o ensino profissional. Identificar os principais desafios enfrentados pelos docentes na transição entre os dois tipos de ensino. Promover a adaptação de metodologias de ensino centradas no aluno e contextualizadas à realidade do Ensino Profissional. Sensibilizar para possíveis estratégias de avaliação formativa e diferenciada adequadas aos perfis e objetivos dos alunos do Ensino Profissional. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Compreender as finalidades e o perfil do aluno do Ensino Profissional. Adaptar práticas pedagógicas e metodológicas à natureza mais prática e aplicada deste tipo de ensino. Desenvolver instrumentos de avaliação mais contextualizados, diversificados e orientados para competências. Fomentar o trabalho interdisciplinar e em articulação com o mundo do trabalho.
Conteúdos
1. Enquadramento e fundamentos Diferenças estruturais entre o Ensino Científico-Humanístico e o Ensino Profissional. Perfil do aluno e finalidades de cada percurso. Referenciais legais e curriculares. 2. Adaptação metodológica Metodologias ativas no Ensino Profissional (aprendizagem baseada em projetos, estudos de caso, simulação, etc.). Contextualização dos conteúdos à realidade profissional. Ensino por competências e a articulação teoria-prática. 3. Avaliação no Ensino Profissional Avaliação contínua e formativa: critérios, instrumentos e práticas. Portefólio, rubricas, autoavaliação e heteroavaliação. Avaliação em contexto de estágio e formação em contexto de trabalho (FCT). 4. Experiências e práticas pedagógicas Estudo de casos de boas práticas. Partilha de experiências entre docentes. Desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas adaptadas ao Ensino Profissional.
Formador
Carla Filipa Pires Oliveira
Sílvia Isabel Brazão Oliveira Fernandes