O CONQUISTADOR – uma Cantata para Audição Participada turma T1
Apresentação
Necessidade de capacitar educadores e professores para a Música Erudita
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Partilha, reflexão e simulação de processos e estratégias de trabalho para as crianças do Pré-Escolar e do Ensino Básico no domínio da Sensibilização para a Música Erudita
Conteúdos
Em CONTEXTO TEÓRICO abordar-se-ão os contextos e políticas pedagógicas seguidas pela Foco Musical na construção, nomeadamente, da cantata a trabalhar; as mais-valias genéricas, do ponto de vista das aprendizagens significativas, da estratégia da Audição Musical Ativa (AMA) e Participada (AMP) como prioritária nos processos de aproximação à música erudita; como se organiza uma orquestra e como se classificam os instrumentos mais comummente utilizados neste tipo de formação e as vozes humanas em função do seu registo. Em contexto de PRÁTICA SIMULADA, através da exploração desta cantata, faremos uma incursão pela biografia romantizada de D. AFONSO HENRIQUES e da fundação de Portugal. Essencialmente, trabalhar-se-á a distinção auditiva das vozes contrastantes através do reconhecimento das personagens da história: SOPRANO (D. Mafalda e as outras mulheres), CONTRALTO (D. Teresa), TENOR (Egas Muniz) e BAIXO (D. Afonso Henriques). Igualmente, a aquisição ou consolidação de competências na distinção tímbrica dos instrumentos da orquestra, através dos desafios que O Conquistador proporciona, é um dos grandes objetivos desta sessão.
Formador
Miguel Nabais Rodrigues Pernes