HISTÓRIAS QUE NOS CONTAM, HISTÓRIAS QUE SOMOS turma T1
Apresentação
As narrativas, presentes em livros, media, filmes, jogos ou tradições orais, transmitem valores, estereótipos, papéis sociais e modelos de comportamento que moldam percepções e identidades.
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.
Objetivos
Esta oficina pretende oferecer exercícios e estratégias práticas que permitam aos profissionais explorar com os jovens estas narrativas, refletindo sobre a equidade, a representatividade e os padrões culturais inerentes através de uma análise crítica e participativa.
Conteúdos
Introdução a conceitos e abordagens sobre género nas narrativas culturais. Exploração do impacto dos estereótipos e dos modelos culturais na percepção e desenvolvimento identitário dos jovens. Estratégias e exercícios práticos para trabalhar estes temas em dinâmicas participativas que promovem a reflexão crítica e o debate sobre valores, equidade e representatividade. Métodos de facilitação que permitem aplicar os conceitos teóricos em contextos educativos e de intervenção com a juventude.
Observações
Professores do 3.º ciclo e do ensino secundário, em particular, mas não exclusivamente, docentes de Cidadania e Desenvolvimento, História, Filosofia, Línguas, Expressões e outras áreas das Humanidades, bem como mediadores e educadores da juventude.
Professores do 3.º ciclo e do ensino secundário, em particular, mas não exclusivamente, docentes de Cidadania e Desenvolvimento, História, Filosofia, Línguas, Expressões e outras áreas das Humanidades, bem como mediadores e educadores da juventude.
Formador
Luis Correia Carmelo