OFICINA DE LITERATURA INFANTOJUVENIL E SOCIEDADE II turma T1
Apresentação
O percurso longo da Literatura para a Infância e Juventude (LIJ) escreve-se paredes-meias com a História da sociedade e da civilização. Nesta oficina pretende-se explorar a evolução da Literatura infantojuvenil, refletir sobre tendências contemporâneas, numa altura em que o mundo se tornou imprevisível e radicalmente interessante.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial Concelho de Olhão
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial Concelho de Olhão. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial Concelho de Olhão.
Conteúdos
Identificar valores culturais enunciados num conjunto previamente selecionado de livros de ficção e não-ficção. Refletir sobre algumas tendências atuais da escrita para os mais novos. Comparar registos discursivos de diferentes épocas. Sistematizar critérios de aferição de qualidade na literatura infantojuvenil. Metodologia: Teórico-prática, assente numa exposição dos temas (manhã), seguida de uma análise de livros que serão debatidos em conjunto (tarde).
Formador
Carla Cristina Maia de Almeida
Margarida Telmo