POTENCIAR A INTERVENÇÃO ESPECIALIZADA NA ESCOLA DO SEC XXI COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL turma T1
Apresentação
A ação alinha-se com as prioridades de transição digital na Educação e com a necessidade de atualização de competências dos profissionais que apoiam os alunos com necessidades diversas, em conformidade com os princípios do Decreto-Lei n.º 54/2018. A emergência da IA representa uma mudança de paradigma para os Técnicos Especializados. Esta formação capacita-os com as competências e o enquadramento ético para integrar a IA na sua prática, otimizando processos de avaliação, personalizando intervenções e promovendo a inclusão, libertando tempo para a intervenção humana qualificada.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Capacitar os técnicos especializados com conhecimentos fundamentais sobre Inteligência Artificial e o seu potencial no contexto educativo. Desenvolver competências práticas na utilização de ferramentas de IA para apoiar a avaliação, a intervenção e a criação de recursos terapêuticos e pedagógicos. Promover a integração de soluções de IA no âmbito da educação inclusiva, para personalizar e garantir a acessibilidade a todos os alunos. Fomentar uma reflexão crítica e eticamente responsável sobre a implementação de IA na prática profissional.
Conteúdos
• Módulo 1: Desmistificar a IA: O Novo Papel do Técnico Especializado (5h) • Módulo 2: A IA na Avaliação e Intervenção Multidisciplinar (5h) • Módulo 3: IA como Aliada da Educação Inclusiva (5h) • Módulo 4: Apoio ao Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais (5h) • Módulo 5: Ética, Implementação e Projeto Final (5h)
Avaliação
Participação (%) : 70 Assiduidade (%) : 10 Teste escrito / Trabalhos (%) : 20
Bibliografia
• Portugal. Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Diário da República n.º 129/2018, Série I. • Direção-Geral da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa:DGE • Luckin, R. (2018). Machine Learning and Human Intelligence: The Future of Education in the 21st Century. UCL IOE Press. • UNESCO (2023). Guidance for generative AI in education and research. • Redecker, C. (2017). European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Publicação da Comissão Europeia.
Observações
Dossier Extra-Candidatura
Janeiro - 6, 13, 20, 27 - 17h30 às 20h30 Fevereiro - 3, 10 e 24 - 17h30 às 20h30 Março - 3 - 17h00 às 21h00
Formador
Augusto Martins Cerdeira
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 06-01-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 13-01-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 20-01-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 27-01-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 5 | 03-02-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 6 | 10-02-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 7 | 24-02-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 8 | 03-03-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |