DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR turma T1
Apresentação
Propõe-se pensar e operacionalizar a matemática, na educação pré-escolar, tendo em consideração o preâmbulo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar: tendo a matemática um papel essencial na estruturação do pensamento, e dada a sua importância para a vida do dia a dia e para as aprendizagens futuras, o acesso a esta linguagem e a construção de conceitos matemáticos e relações entre eles são fundamentais para a criança dar sentido, conhecer e representar o mundo. (OCEPE, p.6). De acordo com o citado, é evidente a pertinência e importância desta ação no percurso profissional dos docentes.
Destinatários
Educadores de Infância
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância.
Objetivos
Pretende-se que os docentes reconheçam a importância da intencionalidade educativa continuada, sistemática e coerente, no desenvolvimento dos conceitos matemáticos; Capacitar os docentes para envolver as crianças na descoberta da matemática inserida no quotidiano, Refletir sobre as implicações na prática educativa da representação e comunicação do pensamento matemático; Reconhecer o lúdico na aprendizagem da matemática; Promover o envolvimento das famílias na construção de conceitos matemáticos.
Conteúdos
Números e operações, Organização e tratamento de dados, Geometria e medida, Interesse e curiosidade pela matemática
Avaliação
Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A aprovação na oficina dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas. - Participação cooperativa nas sessões; - Questionário aos formandos; - Relatório com evidências da intervenção educativa.
Bibliografia
Castro, J. & Rodrigues, M. (2008). Sentido de número e organização de dados. Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral da Educação.Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral da Educação. http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdfMata, L. & Pedro, I. (2021) Participação e envolvimento das Famílias construção de parcerias em contexto de educação de infância. Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral da Educação.Mendes, M. & Delgado, C. (2008). Geometria. Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral da Educação.Turrou, A.C., N.C. Johnson, & M.L.Franke.(2021). The Young Child and Mathematics. 3rd ed. Washington, DC: NAEYC
Observações
08 e 22 de Janeiro - 17h às 20h 05 e 19 de Fevereiro - 17h às 20h 05 e 19 de Março - 17h às 20h 16 Abril - 17h às 20h 23 Abril - 16h30 às 20h30
Formador
Fátima Marques Candeias
Susana Marina Francisco Gonçalves Ferreira