PROMOVER A VELOCIDADE LEITORA: DA TEORIA À PRÁTICA NO 1.º CEB turma T1
Apresentação
De acordo com Resolução do Conselho de Ministros n.º 140/2024, no PISA 2018, constatou-se uma aparente inversão de tendência de melhoria dos resultados até ao PISA 2015, no domínio da Leitura, consonante com os resultados do PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study) 2021, para os alunos do 4.º ano. Por outras palavras, em Portugal, a tendência de melhoria nas avaliações internacionais, registada até 2015, foi invertida desde então, conforme se constata no PISA 2018, no TIMSS 2019, no PIRLS 2021 e no PISA 2022 esta última com os piores resultados nacionais desde 2006. Por estas razões, o XXIV Governo Constitucional assume como desígnio, no âmbito do Plano Aprender Mais Agora (Plano A+A), para o ano letivo de 2024-2025 e para os seguintes, a melhoria estrutural da aprendizagem dos alunos, designadamente Apostar na competência leitora nos primeiros anos de escolaridade. De acordo com Resolução do Conselho de Ministros n.º 140/2024, no PISA 2018, constatou-se uma aparente inversão de tendência de melhoria dos resultados até ao PISA 2015, no domínio da Leitura, consonante com os resultados do PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study) 2021, para os alunos do 4.º ano. Por outras palavras, em Portugal, a tendência de melhoria nas avaliações internacionais, registada até 2015, foi invertida desde então, conforme se constata no PISA 2018, no TIMSS 2019, no PIRLS 2021 e no PISA 2022 esta última com os piores resultados nacionais desde 2006.
Destinatários
Professores dos Grupo 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupo 110.
Objetivos
É neste seguimento que surge a proposta da presente oficina de formação. A investigação (Sim-Sim & Micaelo, 2006; Sim-Sim, 2007, 2009; Esteves, 2013; Fernandes, 2022) indica que quanto mais automático é o reconhecimento das palavras, mas rapidamente lemos. Por sua vez, quanto mais rapidamente lemos um texto, mais facilmente acedemos ao significado e compreendemos o que lemos. Por outras palavras, se houver menor esforço despendido no processo de decifração e descodificação de palavras, maior é a disponibilidade cognitiva disponibilizada para os processos de compreensão do texto. Por conseguinte, é essencial promover oportunidades de desenvolvimento da velocidade leitora frequentes, intencionais e planificadas com vista à formação de leitores competentes. 1- Analisar dados estatísticos obtidos através da aplicação do teste nacional de competência leitora; 2- Refletir sobre a importância do desenvolvimento da competência leitora nos primeiros anos de escolaridade; 3- Aprofundar questões teóricas subjacentes à fluência leitora e velocidade na leitura; 4- Criar projetos que potenciem a velocidade leitora de alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade.
Conteúdos
1- Componentes cognitivas implicadas na leitura (descodificação ou processos de nível inferior e compreensão ou processos de nível superior); 2- Determinantes da fluência na compreensão de textos (reconhecimento automático da palavra, conhecimento da língua, experiências individuais de leitura e experiências e conhecimento do mundo); 3- Fluência na leitura 3.1. Dimensões implicadas: precisão, velocidade e prosódia. 3.2. Uma proposta para intervenção no ensino 3.2.1. Leitura de palavras isoladas 3.2.2. Leitura de textos breves 3.2.3. Exploração de recursos físicos e digitais 4- Apresentação dos produtos da formação.
Avaliação
Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação. A avaliação dos formandos terá em conta o seguinte: Assiduidade e participação ativa nas sessões presenciais 25% Construção de um projeto/portefólio de atividades subordinado ao tema: Promover a velocidade leitora, a aplicar no terreno (se possível), nas horas de trabalho autónomo 60% Relatório individual sobre o projeto produzido e impacto da oficina de formação na prática letiva 15%
Bibliografia
Esteves, S. (2013). Fluência na leitura: Da Avaliação à intervenção. Coleção Educação. PsicosomaFernandes, S. (2022). Fluência na leitura oral. In C. Nadalim (Coord.). Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências (pp. 251- 268). Fundação Belmiro de AzevedoSim-Sim, I. (2007). O ensino da leitura: A compreensão de textos. PNEP. ME DGIDC.Sim-Sim, I. (2009). O ensino da leitura: A decifração. PNEP. ME DGIDC.Sim-Sim, I., Micaelo, M. (2006). Determinantes da compreensão da leitura. In I. Sim-Sim (Coord.) Ler e Ensinar a Ler. Edições Asa.
Observações
janeiro (13 e 27, das 16h às 18h) fevereiro (10 e 24, das 16h às 18h) março (10 e 24, das 16h às 18h) junho (2, das 16h às 19h)
Formador
Teresa Cosmo Domingos Maló Sequeira