
COMO CONSTRUIR EM CONJUNTO UMA ÁREA MARINHA PROTEGIDA turma T1
Apresentação
Enquadrada no tema "Restauro da Natureza" esta formação revela-se de extrema pertinência, uma vez que pretende não só capacitar os professores para aumentar a literacia dos Oceanos aos seus alunos como também mostrar a importância de criar Áreas Marinhas Protegidas como meio de preservar e conservar habitats e espécies.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Esta formação pretende explicar como se pode criar, em conjunto com a comunidade, uma Área Marinha Protegida para proteger efetivamente a biodiversidade e, ao mesmo tempo, garantir a valorização das atividades tradicionais e sustentáveis que dependem desta áreas. Pretende-se ainda capacitar professores com as ferramentas necessárias para aumentar a literacia marinha dos alunos dos vários níveis de ensino, no sentido de promover a sua consciencialização ambiental para garantir o restauro efetivo da natureza.
Conteúdos
Os conteúdos a abordar estarão relacionados com o conceito e a importância da co-criação de áreas/estruturas/formatos de proteção de recursos comuns, bem como a co-criação de uma Área Marinha Protegida e todo o processo envolvente.
Formador
Mafalda Rangel Malheiro Dias de Oliveira