691

JUNTOS POR UM PLANETA SUSTENTÁVEL (ZERO-WASTE SCHOOL - ERASMUS+) turma T1

Apresentação

Vivemos numa época de grandes desafios ambientais onde é imperativo que a escola, como espaço privilegiado de formação para a cidadania global, promova a consciencialização ambiental e tenha um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável do planeta. Os sistemas educativos devem envolver-se ativamente e adotar medidas para enfrentar estes desafios. Professores e os dirigentes escolares podem dar o seu contributo e fazer a diferença. Zero-Waste School visa aprofundar o entendimento sobre a sustentabilidade no contexto educativo, integrando práticas de aprendizagem nas suas escolas, nas salas de aula e no quotidiano. O consumo excessivo de resíduos e a falta de sensibilização para as práticas sustentáveis tornam-se problemas significativos que afetam o nosso planeta e as gerações futuras. Nesta ACD será apresentada aos participantes princípios de um estilo de vida sem desperdício, como planear e introduzir estratégias eficazes de redução de resíduos, atividades de compostagem frutíferas, impacto do vestuário não ecológico, promover projetos escolares sobre moda sustentável e outras atividades de forma a sensibilizar os alunos para esta temática. Em resumo, esta ACD propõe promover uma transformação positiva no ambiente educativo, através da implementação de medidas que visam a sustentabilidade. Ao adotar estas práticas, o Agrupamento proporcionará a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com o bem-estar da comunidade e do planeta.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Considerar estilos de vida sem desperdício; Planear formas de redução de resíduos; Ponderar atividades de compostagem frutíferas; Pensar no impacto do vestuário não ecológico; Promover projetos escolares sobre moda sustentável; Propor atividades, ferramentas e recursos educativos digitais para aplicar em sala de aula e sensibilizar os alunos para a adoção de novos comportamentos e atitudes para um Planeta Sustentável.

Conteúdos

Intercâmbio, partilha e cooperação do projeto Erasmus Zero-Waste School. Considerar estilos de vida sem desperdício e planear formas de redução de resíduos. Sugestões de atividades sobre as boas práticas nas Escolas Europeias participantes no Erasmus + Waste Schools; Propostas de atividades de forma a sensibilizar os alunos: jogos de tabuleiro, prática Mindfulness na sala de aula e no quotidiano, compostagem frutífera, e moda sustentável. Ferramentas e recursos educativos digitais a aplicar com os alunos em diferentes temáticas da sustentabilidade: Flora Incognita, Pl@ntnet, inaturalist, footprintcalculator, goosechase. Green Comp: Quadro Europeu de Competências em matéria de sustentabilidade.(https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC128040 ). Agenda 2030 e os 17 Objetivos para um Mundo mais Sustentável e Justo (https://ods.pt/ ).

Formador

Anabela Gavinho Vaz

Sílvia Margarida Oliveira Delfino

Katia Alexandra Bento Strecht de Aguiar

Início: 17-06-2025
Fim: 17-06-2025
Acreditação: 539
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: On line 17h- 20h

INSCREVER-ME