SEQUÊNCIA FEDATHI: CONHECER PARA INTEGRAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO BRASIL E EM PORTUGAL turma T1
Apresentação
A sociedade contemporânea vem-se transformando no que se refere às dinâmicas de comunicação e informação mediadas por artefactos digitais (Cardoso, 2025). Pensar uma sociedade em constante transformação é também questionar o papel humano nesta nova dinâmica. Em particular, a construção teórica e social do professor, a sua formação inicial, as conceções de educação, o olhar sobre o planeamento e como o elabora têm vindo a ser reconfigurados no advento da inovação tecnológica, no presente pós-pandemia. Portanto, a familiaridade com a tecnologia e a possibilidade pedagógica de utilizá-la como recurso didático na sua prática permanece importante. A Sequência Fedathi (Dantas, 2010), como abordagem metodológica de ensino-aprendizagem, pode oferecer à práxis de professores um contributo para uma integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ancorada na ação de um docente crítico e reflexivo, favorecendo uma educação que tenha como um dos seus principais princípios a formação do aluno pesquisador (Demo, 1990).
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Explorar políticas e diretrizes educativas sobre a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em ambientes escolares 2. Analisar contextos de formação docente para a utilização de TDIC em ambientes escolares no Brasil e em Portugal 3. Partilhar práticas de implementação de TDIC em ambientes escolares com a Sequência Fedathi
Conteúdos
1. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC): políticas e diretrizes educativas no panorama brasileiro e português 2. TDIC: contextos de formação docente no Brasil e em Portugal 3. TDIC: práticas de implementação em ambientes escolares com a Sequência Fedathi
Observações
Documentação na pasta 33- Ações de curta duração
Formador
Teresa Margarida Loureiro Cardoso