
MÚSICA PARA QUÊ? NOVAS ABORDAGENS AO CURRÍCULO E PRÁTICAS NO 1.º CICLO turma T1
Apresentação
A prática da música no 1º ciclo representa um desafio para os professores da educação básica. É reconhecido na literatura científica sobre esta temática a existência de uma grande lacuna de falta de formação ao longo da carreira, sendo o contexto da atual reforma curricular uma dificuldade acrescida ao entendimento do documento, dos seus objetivos e principalmente às mudanças na prática pedagógica pretendidas com a nova filosofia curricular. Pretendemos abordar a temática numa perspetiva crítica, questionando o como fazer música, quando e como, discutindo os conceitos em mutação e a sua ação prática na sala de aula. Em suma, ajudar os professores a desenvolver abordagens que possibilitem o alcance das várias aprendizagens descritas no documento das Aprendizagens Essenciais da Música no 1º ciclo. É também de salientar a importância intrínseca que a música deve representar nos diferentes Projetos Culturais de Escola, sendo como uma disciplina autónoma ou como integrante de projetos transdisciplinares. Neste sentido, é importante que os professores de 1º ciclo desenvolvam competências pedagógicas que possibilitem a integração da Música nos projetos escolares. Salientamos também a importância da interação com os formandos, ouvindo as visões e perceções sobre a temática, despertando desafios e aprender através da audição, interpretação e criação. erspetiva, esta formação pretende também encetar esforços para uma mudança em termos de oferta formativa nos concelhos de Faro e Olhão.
Destinatários
Professores do Grupo 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110.
Objetivos
Identificar práticas e paradigmas do ensino da música para a infância no contexto escolar; Contribuir para melhorar as práticas pedagógicas dos professores no contexto atual das Aprendizagens Essenciais; Desenvolver curricularmente estratégias práticas assentes nas aprendizagens essenciais: experimentação e criação, interpretação e comunicação, apropriação e reflexão; Dar a conhecer recursos pedagógicos tecnológicos, em suporte físico e digital; Explorar potencialidades da música em projetos escolares.
Conteúdos
Abordagem teórico-prática às metodologias do ensino da música para crianças; Exploração de recursos tecnológicos; Exploração dos elementos da música: timbre, dinâmica, altura, ritmo, melodia e forma; Construção de propostas pedagógicas baseadas nas Aprendizagens Essenciais; Criação de atividades de improvisação; Criação de propostas pedagógicas interdisciplinares.
Metodologias
O curso de formação desenvolve-se a partir de aulas teórico-práticas em regime presencial, privilegiando uma metodologia interativa e participativa. Pretende-se desenvolver uma abordagem crítica dos conteúdos e conceitos abordados, diversificando a abordagem prática entre canções, jogos, movimento, prática instrumental, improvisação e tecnologia. A ação de formação desenvolve-se entre duas sessões de abordagem teórica dos conteúdos, posteriormente serão realizadas duas sessões de abordagem prática. A região em que nos encontramos apresenta no contexto nacional características muito próprias no que à formação na área da música diz respeito. O Algarve é o único distrito do país onde não existe formação superior docente de música, sendo desta forma difícil desenvolver dinâmicas formativas, seja na área da docência, seja na área da especialização ou formação de músicos. Na nossa perspetiva, esta formação pretende também encetar esforços para uma mudança em termos de oferta formativa nos concelhos de Faro e Olhão.
Avaliação
Participação nas atividades ao longo da formação 25% Trabalho final e partilha 25% Reflexão crítica 50%
Bibliografia
ELLIOTT, D. J.; SILVERMAN, M. Music matters: a philosophy of music education. 2. ed. New York: Oxford Press, 2015. Gordon, E. (2000). Teoria de Aprendizagem Musical para Recém Nascidos e Criança em Idade Pré Escolar. Fundação Calouste Gulbenkian. Mateiro, T., & Ilari, B. (2012). Pedagogias em Educação Musical. Editora Intersaberes. Pacheco, J. A., & Maia, I. B. (2019). Para uma análise crítica das políticas curriculares no contexto global e no sistema educativo português. In F. C. Silva & C. X. Filha (Org.), Conhecimentos em disputa na base nacional curricular comum (pp. 43-54). Campo Grande: Editora Oeste. Sousa, M. R. (2021). Metodologias do Ensino da Música para Crianças. Pedagogos, teorias, modelos e experiências. Investigação Científica Aplicada às Didáticas da Música. Lugar da Palavra Editora, Unip. Ldª.
Formador
pedro gil
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Presencial |