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O PAPEL DO PLNM NA INCLUSÃO E SUCESSO DE ALUNOS MIGRANTES – ORIENTAÇÕES PARA O NÍVEL ZERO E NOVOS TESTES DE POSICIONAMENTO DE ACORDO COM O CICLO DE ESCOLARIDADE turma 1

Apresentação

Nos últimos anos temos assistido a um aumento exponencial de alunos migrantes nas escolas que são não falantes da língua portuguesa e que muitas vezes não dominam igualmente o alfabeto latino. Importa encontrar um conjunto de respostas estratégicas que os ajude nesta transição e que lhes permita alcançar sucesso educativo. Nesse sentido, foram recentemente publicados os seguintes documentos: “Inclusão linguística e curricular de alunos migrantes – Orientações para o Nível Zero” e “Testes de Posicionamento Língua Não Materna” que serão objeto de explicitação nesta ACD

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;.

Objetivos

1. Conhecer os meios de aferição do nível linguístico destes alunos. 2. Identificar as fases de desenvolvimento linguístico. 3. Identificar boas práticas que viabilizam a comunicação. 4. Conhecer as medidas de apoio que podem ser mobilizadas. 5. Diversificar e adequar as estratégias de avaliação

Conteúdos

- Testes de proficiência linguística e seu contexto de aplicação. - Estratégias comunicativas potenciadoras da aquisição da língua. - Medidas no âmbito da educação inclusiva e da autonomia e flexibilidade curricular que permitam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades e atitudes por parte destes alunos. - Estratégias de avaliação pedagógicas em alunos com reduzido nível de proficiência linguística.

Observações

Documentação na pasta 33- Ações de curta duração

Formador

Joaquim Jorge Domingues Segura

Início: 16-05-2025
Fim: 16-05-2025
Acreditação: 477
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Zoom- entre as 17h e as 20h

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