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AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS NA OPERACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO DOS CURSOS PROFISSIONAIS E CURSOS ARTÍSTICOS ESPECIALIZADOS - DISCIPLINAS DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, IMAGEM E SOM A E B turma 1

Apresentação

Em convergência com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, foram elaborados os documentos das Aprendizagens Essenciais para todas as disciplinas das componentes de formação sociocultural e científica dos CP e para as disciplinas da componente científica dos CAE. Foram consideradas as especificidades curriculares e organizativas dos CP e dos CAE. As AE são a orientação curricular de base para o planeamento e realização do ensino e da aprendizagem, e avaliação interna e externa das aprendizagens dos alunos. Articulam-se com os conhecimentos, aptidões e atitudes identificados nos Perfis Profissionais/Referenciais de Competências e Referenciais de Formação das respetivas qualificações do Catálogo Nacional de Qualificações. A planificação e operacionalização das AE requer um trabalho colaborativo de contextualização curricular, apoiado por instrumentos de gestão curricular que contemplem as especificidades destas ofertas educativas e formativas, visando estimular um trabalho de construção curricular a ser contextualizado nas escolas. Pretende-se promover nos docentes o desenvolvimento de competências de intervenção curricular e pedagógica, para o planeamento, operacionalização e avaliação das aprendizagens. Visa, igualmente, uma abordagem pedagógica baseada em projetos interdisciplinares que envolvam as UFCD, no caso dos CP, contribuindo para aprendizagens específicas e transversais mais significativas. Quer-se promover o desenvolvimento de competências que sustentem práticas inovadoras em sala de aula e a aquisição, atualização e aprofundamento de conhecimentos científicos e pedagógico-didáticos dos docentes.

Destinatários

Professores dos grupos 550 e 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 550 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 550 e 600.

Objetivos

Com a realização deste curso de formação, os formandos deverão ser capazes de: - Aprofundar o quadro concetual de elaboração das AE; - Analisar os documentos das AE no âmbito das respetivas disciplinas; - Integrar as implicações curriculares dos normativos em vigor decorrentes da AFC na análise das AE e na prática pedagógica; - Explorar as potencialidades das AE numa planificação curricular consistente com o PA e com o Perfil Profissional ou Referencial de Competências associado às qualificações que integram o CNQ; - Promover o trabalho colaborativo entre docentes, assegurando a articulação pedagógica entre as diferentes componentes de formação.

Conteúdos

(25 horas) 5h sessões síncronas + 20h sessões assíncronas/trabalho autónomo Módulo 0 - Apresentação do curso de formação - • Apresentação: Enquadramento e objetivos do curso de formação; Plataforma LMS Moodle; Guião Pedagógico do Formando. Módulo 1 - Enquadramento dos CP e dos CAE na AFC: • AFC - Princípios subjacentes, implicações e opções curriculares • Aprofundamento das potencialidades de flexibilidade curricular e pedagógica no âmbito do D.L. 55/2018, de 6 de julho • Referenciais curriculares para os CP/CAE • Especificidades curriculares e organizativas dos CP/CAE • Dinâmicas de gestão curricular nos Conselhos de Turma promotoras de práticas colaborativas entre os docentes. Módulo 2 - Fundamentação Conceptual e Gestão Curricular das AE - • Quadro conceptual da construção das AE • Estrutura do documento das AE da disciplina: - Articulação horizontal e vertical da disciplina com as várias componentes de formação - Articulação com o PA e com o Perfil Profissional ou Referencial de Competências associado à qualificação - AEE e práticas de avaliação formativa e sumativa - Medidas universais de suporte à aprendizagem e à inclusão. Módulo 3 - Operacionalização das AE da Disciplina - • Gestão Curricular das AE: a operacionalização das AE da disciplina • Partilha e discussão de exemplos de práticas bem-sucedidas Módulo 4 - Trabalho Final e Avaliação - • Conceção em pares de uma e-atividade de operacionalização das AE de um tema/domínio (na respetiva disciplina) • Reflexão crítica individual sobre o trabalho desenvolvido (500 a 600 palavras) • Questionário de Avaliação Final do curso .

Metodologias

O curso tem a duração de 25 horas e decorre online na plataforma LMS Moodle. O curso integra sessões síncronas de apresentação das temáticas e respetivos fundamentos e sessões assíncronas de trabalho autónomo. Os formandos acedem à plataforma digital para exploração orientada de recursos de suporte à formação. As sessões síncronas permitirão enquadrar o formando na temática do módulo. O formando deverá assistir a todas as sessões síncronas, desenvolvendo um trabalho autónomo, de responsabilização pelo seu percurso de aprendizagem. Cada módulo possui recursos de suporte à autoaprendizagem: leitura de documentos, pesquisas online, download de ficheiros, visualização de webinars e vídeos. O formando deverá programar o trabalho autónomo para cada módulo, assistir às sessões síncronas, participar nos fóruns e realizar as tarefas propostas. Os formandos irão elaborar, em pares, uma e-atividade de aplicação das AE em contexto escolar, uma reflexão crítica individual e responder ao questionário de Avaliação do Curso.

Avaliação

As tarefas obrigatórias para efeitos de certificação são: • Participação ativa nos fóruns de discussão e realização das tarefas propostas (30%); • Trabalho final em pares (40%); • Reflexão crítica individual (30%).

Bibliografia

• Jones, Casey• Orvalho, Luísa e Nonato, Susana. “Ensinar e Aprender por Módulos”. Construir a Autonomia e a Flexibilidade Curricular: os desafios da escola e do professor.” Palmeirão, Cristina e Alves, José Matias (Coords.) Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2017, pp. 143-153.• Rodrigues, Sónia Valente. “Três modos de organizar sequências de aprendizagem interdisciplinares com base nas Aprendizagens Essenciais.”. Encontro Regional Norte do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, novembro, 2017.• Roldão, M.C. “Concepção Estratégica de Ensinar e Estratégias de Ensino”. Estratégias de Ensino. O saber e o agir do professor. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2009.• Roldão, Maria do Céu, Peralta, Helena, Martins, Isabel P. e Orvalho, Luísa. Currículo do ensino secundário. Cursos profissionais e cursos artísticos especializados. Para a construção de Aprendizagens Essenciais baseadas no Perfil dos Alunos. ANQEP, I.P., 2018.

Observações

PASTA 10 - Algarve 2030

06/10/25 3 horas e-learning 07/10/25 3 horas e-learning 13/10/25 3 horas e-learning 14/10/25 3 horas e-learning 03/11/25 3 horas e-learning 04/11/25 3 horas e-learning 10/11/25 3 horas e-learning 11/11/25 2 horas e-learning 17/11/25 2 horas e-learning

Formador

Silvio Alexandre Rosa da Ponte

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-10-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 06-10-2025
Fim: 17-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-117577/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: a definir

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