568

ENCONTROS PROPS - DIVERSIDADE DIGITAL, TOLERÂNCIA E INCLUSÃO ONLINE turma T1

Apresentação

Pesquisar e assistir a conteúdos através da Internet, jogar jogos online ou interagir através de redes ou comunidades de jogos digitais são atividades quotidianas para a maioria de crianças e jovens, com efeitos no desenvolvimento da sua personalidade, no seu comportamento, na sua interação com os outros e na capacidade de gerir conflitos. Os jogos online são hoje vistos como recursos interessantes, do ponto de vista educativo, por permitirem o desenvolvimento de um conjunto de competências, mas a amplificação do seu uso, sobretudo em contextos sem monitorização, tem exposto crianças, jovens e adolescentes a fenómenos como o discurso de ódio online, que trazem consigo um aumento da discriminação e da intolerância. A Comissão Europeia tem dado passos importantes no combate ao discurso de ódio online, quer através de legislação quer por meio de iniciativas como o Código de Conduta firmado, nos últimos anos, com as mais importantes plataformas de comunicação. Estas políticas têm tido eco nas legislações nacionais, mas a regulação destas esferas digitais permanece um desafio. Importa, pois, providenciar à comunidade educativa ferramentas e estratégias necessárias para gerir tais situações. O projeto PROPS – Narrativas Interativas Propõem Discurso Pluralista, desenvolvido desde 2023 pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve em parceria com Instituto Politécnico de Santarém, Universidade Aberta e Universidade da Beira Interior, atua na prevenção e educação para os media, com vista à contenção do discurso de ódio online. Este projeto permitiu desenvolver um conjunto de recursos mediáticos interativos, onde se incluem videojogos, uma banda desenhada e um ensaio audiovisual interativos, e também itinerários pedagógicos que pretendem envolver educadores, formadores, crianças e jovens no combate ao discurso de ódio online. Esta formação proporcionará uma oportunidade para aprofundar a compreensão sobre discurso de ódio online, assim como estratégias pedagógicas de exploração deste fenómeno social, enquanto visa dar a conhecer estes recursos e propor formas de os abordar e integrar no contexto de sala de aula.

Destinatários

Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.

Objetivos

Contribuir para o conhecimento sobre o discurso de ódio online, explorando a sua prevalência e modos de o limitar; Explorar colaborativamente práticas de educação relativas ao discurso de ódio online; Abordar métodos de aplicação de tecnologias de informação e comunicação em ambiente de sala de aula.

Conteúdos

Conceitos, prevalência e estratégias de combate ao discurso de ódio online; Apresentação e discussão dos resultados de um inquérito e três grupos de foco desenvolvidos na região do Algarve sobre o discurso de ódio online em videojogos; Apresentação e discussão de seis narrativas interativas que exploram o discurso de ódio online.

Formador

Bruno Miguel dos Santos Mendes da Silva

Susana Raquel Gonçalves Costa Mendes Silva

Ana Filipa Cristiano Cerol Santos Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-07-2024 (Quinta-feira) 10:00 - 17:30 7:30 Presencial
Início: 04-07-2024
Fim: 04-07-2024
Acreditação: Registo 415 CD nº40 27.05.2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Complexo Pedagógico Campus da Penha, Universidade do Algarve