574

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL EM CONTEXTO ESCOLAR turma T1

Apresentação

Promover a educação intercultural é garantir a promoção dos princípios orientadores da equidade e inclusão, para que todas as crianças e alunos, independentemente da nacionalidade, raça, costumes e cultura, tenham acesso e participem de modo pleno e efetivo no contexto educativo. Com esta ação de formação pretende-se que os docentes aumentem o seu conhecimento sobre a utilização de diferentes estratégias pedagógicas no âmbito da educação intercultural.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

OBJETIVO GERAL Contribuir para a aquisição de conhecimentos e para a utilização de abordagens e estratégias pedagógicas, no âmbito da educação intercultural em contexto escolar. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar e compreender os conceitos chave da aprendizagem intercultural. Conhecer diferentes abordagens à diversidade cultural e linguística e as suas manifestações e consequências no contexto educativo. Compreender as dimensões, objetivos, competências e estratégias de Escola para a Educação Intercultural.

Metodologias

A metodologia de trabalho e as atividades propostas para cada sessão poderão ser adaptadas em função do enquadramento específico da ação – número de participantes, configuração em termos de dias (consecutivos ou não), local de realização da ação, etc. Serão utilizados métodos e técnicas expositivas (baseados em apresentações multimédia e vídeos) bem como métodos e técnicas ativas (dinâmicas de grupo, exercícios de autorreflexão e debates).

Início: 06-06-2024
Fim: 06-06-2024
Acreditação: 420
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 4 h
Local: on line DAS 17H ÀS 21H - (4 HORAS)