HISTÓRIA E CULTURA CIGANA, COMUNIDADES CIGANAS E EDUCAÇÃO turma T1
Apresentação
A inclusão das comunidades ciganas é um desafio desde sempre, nos contextos educativos. A desvalorização escolar e o abandono precoce, fazem com que estas comunidades corram maior risco de exclusão e segregação social. Com esta ação de formação pretende-se que os docentes aumentem o seu conhecimento sobre a história e cultura cigana, de forma a conseguirem adotar práticas mais ajustadas junto desta população. Pretende-se ainda que o conhecimento da diversidade cultural das comunidades ciganas se constitua enquanto alavanca da inclusão escolar das crianças e jovens desta etnia potenciando o seu sucesso escolar.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
OBJETIVOS GERAIS Sensibilizar com vista com vista, à obtenção de respostas adequadas, que facilitem a inclusão das comunidades ciganas, na área da Educação. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Conhecer a cultura cigana 2. Refletir sobre algumas representações acerca da cultura cigana 3. Partilhar práticas e pistas de intervenção na área de educação
Metodologias
A metodologia de trabalho e as atividades propostas para cada sessão serão definidas em função do enquadramento específico da ação – Perfil dos participantes, número de participantes, configuração em termos de dias (consecutivos ou não), local de realização da ação, etc. • Serão utilizados métodos e técnicas expositivas (baseados em apresentações multimédia e outros suportes audiovisuais). Estes serão, sempre que seja pertinente, complementados com métodos e técnicas ativas (como dinâmicas de grupo, debate).