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UTILIZAÇÃO DO MICROSOFT EXCEL NA PRÁTICA DOCENTE turma T2

Apresentação

O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) e a publicação do Decreto-Lei n.º 54/2018 e do DecretoLei n.º 55/2018, de 6 de julho introduzem alterações significativas sobre a forma como se ensina/aprende, sendo que as mudanças exigidas ao nível da prática pedagógica implicam também que se fomente a utilização de recursos digitais de forma reflexiva e pedagógica e uma reflexão sobre a forma como se implementa a avaliação. A avaliação digital poderá permitir o aperfeiçoamento dos desempenhos, a reformulação dos percursos, a diferenciação pedagógica, que irão contribuir efetivamente para a melhoria do sucesso escolar dos nossos alunos.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Refletir sobre os princípios orientadores e as finalidades da avaliação relacionando-os com a utilização de recursos digitais; - Sensibilizar para relevância da avaliação formativa digital enquanto processo facilitador da regulação do ensino e das aprendizagens; - Reconhecer o caráter contínuo e sistemático dos processos da avaliação formativa, incorporando as TIC como forma de organização da informação; - Aprofundar os conhecimentos sobre métodos, técnicas e instrumentos de recolha com recurso às TIC; - Contribuir para a melhoria da qualidade da prática pedagógica no âmbito da respetiva avaliação; - Melhorar o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos.

Conteúdos

Introdução ao Excel • Como criar regras para aplicação de Formatação Condicional consoante o valor devolvido por uma célula. • Trabalhar com Validação de Dados • Aplicação de filtros como forma de poder analisar, mais facilmente, a informação de uma tabela. • Como proteger células ou uma folha de cálculo de serem alteradas por terceiros – criação de palavras passe. • Introdução e edição de gráficos. - Como criar tabelas com vista à sua utilização para introduzir elementos de avaliação: • Criar tabela de correção de fichas de avaliação

Metodologias

Formação decorrerá em regime presencial e terá a duração de 15horas, com uma distribuição de 3h por cada sessão de formação. O trabalho centrar-se-á na construção de instrumentos de avaliação com recurso às TIC.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua: Avaliação individual contínua: participação/contributos Avaliação da pertinência e qualidade da participação dos formandos

Bibliografia

Marques, Paulo Capela e Costa, Nuno (2014). “FUNDAMENTAL DO EXCEL 2013”, FCAMarques, Paulo Capela (2011). “Exercícios de Excel 2010”, FCA.Sousa, Sérgio e Sousa, Maria José (2011). “Microsoft Office 2010 Para Todos Nós”, FCA

Formador

Pedro Nuno Navalho de Moura

Início: 12-11-2025
Fim: 26-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-123367/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: None

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